domingo, 12 de dezembro de 2010

BABA DO DOMINGÃO - 12.12.2010 - 56ª EDIÇÃO

Findo o campeonato da Asbac, em data de ontem, nas cinco categorias, e após as entregas dos troféus e medalhas aos vencedores, houve a tradicional  "Lavagem da Visgueira" em sua 19ª edição. Foi uma das mais organizadas até então. Muito som, chopp, cervejas em latas, tiragosto e até feijoada carioca tinha no cardápio administrado pela organização   ROSE&CIA Os sócios estavam bastante satisfeitos com a atenção que a atual diretoria dispensou aos mesmos. Segundo os comentários, para o ano, na 20ª edição, prometeram trazer mais amigos e familiares. Portanto:  açao como essa, quando são bem programada e que haja coletividade, sem nenhum estrelismo, só pode dar no que deu:  SUCESSO ABSOLUTO!


ATLETAS PRESENTES:  Adelvan, Silvio, Carlos, Odair, Mota, Marcelino, Serrinha, Renê, Gigio,Marcos,
Painho,Vinícius, Beto, Remo, Messias, Franklin, Pains, Kazuo, Renê - Rivelino (diretor) Jeferson (goleiro) e Batista (convidado).

TIME DE BETO:  Jéferson (gol.), Beto, Odair, Mota, Gigio, Adelvan, Pains, Vinicius e Marcelino (Kazuo).
     (Preto)

TIME DE RIVA:  Batsita (gol.), Serrinha, Messias, Franklin,  Silvio, Renê, Remo, Marco e Carlos
    (Branco)

RESULTADO DA PARTIDA:   Beto  5x1  Rivelino.

GOLS DO TIME DE BETO:  Mota 3 -  Odair 1 e Messias (contra) 1

GOLS DO TIME DE RIVA:  Messias 1

RESENHA:  " Porteira que passa um boi passa uma boiada ". Na escolha deste Baba, Beto nunca venceu Rivelino. Mas as coisas na vida mudam com a velocidade da luz!. Nós é que devemos estar atentos para acompanhar o progresso e nadarmos a favor da maré!. Vejam bem, sexta-feira Beto levantou o título com o Panelinha, derrotanto o Ypiranga de Rivelino por 2x0. Hoje ele veio alviçareiro, confiante e com a corda toda! Pegou Rivelino já abatido, acabrunhado e sem forças para reagir e aplicou-lhe um CORRETIVO ou um FOGUETE PRÁ LUA SEM VOLTA,  derrotando-o  por 5x1. O duelo de hoje, veio sem querer do próprio RIVA quiando disse: "As coisas para Beto estão brilhando como o sol".  Daí surgiu a comparação do   SOL e  LUA!.


                                    ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE O SOL

ALVORADA


INTRODUÇÃO:

O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.

A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares.
Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7 porcento menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.

ALVORECER

DIAGRAMA DO SOL:

A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentos brilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.

A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se extende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais. (Ver a Imagem do Eclipse Solar).

ECLIPSE SOLAR


O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca -- o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.

ESTATÍSTIA DO SOL:

Massa (kg) 1,989x1030
Massa (Terra = 1) 332 830
Raio equatorial (km) 695 000
Raio equatorial (Terra = 1) 108,97
Densidade média (gm/cm^3) 1,410
Período de rotação (dias) 25-36*


Velocidade de escape (km/sec) 618,02                   
Luminosidade (ergs/seg) 3,827x103
Magnitude (Vo) -26,8
Temperatura média à superfície 6 000°C
Idade (biliões de anos) 4,5

PRINCIPAL COMPOSIÇÃO QUÍMICA:

                   

SOL POENTE

SOL DE VERÃO
                                                         
POR DO SOL NA BARRA - SALVADOR-BA.






                                       ESTUDOS CIENTÍCOS SOBRE A LUA

LUA CHEIA - DOS NAMORADOS


SATÉLITE DE FASES:

A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, não tem luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda. O que muda é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

A Lua demora cerca de 27 dias para dar a volta ao redor da Terra e de seu próprio eixo. Por isso, é sempre o mesmo lado que fica de frente para o nosso planeta, chamado de lado visível. A outra parte, conhecida como lado oculto, alimentou lendas sobre monstros fabulosos.

É o único lugar do espaço em que o homem já pisou. Doze astronautas já aterrissaram por lá, desfazendo o mistério: cheia de crateras, poeira e pedras, sem atmosfera nem água, a Lua não abriga nenhuma forma de vida.

O ciclo lunar tem quatro fases principais: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante.

FASES DA LUA;

LUA NOVA
 É quando a face da Lua iluminada pelo Sol não pode ser vista da Terra. Como a Lua está na mesma direção que o Sol, ela nasce e se põe junto com ele.

LUA QUARTO CRESCENTE

QUARTO CRESCENTE

Daqui da Terra podemos ver metade da região da Lua que está refletindo a luz do Sol.

Nessa fase, a forma da Lua vista da Terra é diferente nos dois hemisférios. No Hemisfério Norte, a Lua parece com a letra D. No Hemisfério Sul, é o inverso, tem a forma da letra C. É claro que isso é apenas uma forma de identificar a Lua nessa fase. Existem também situações comuns em que ela não se parece com a letra C aqui no hemisfério Sul.

LUA CHEIA

LUA CHEIA

Nessa fase, vemos num círculo toda a face da Lua que está iluminada pelo Sol.

Como a Lua Cheia nasce aproximadamente às 18 horas e se põe no dia seguinte às 6 da manhã, podemos ver a Lua durante toda a noite.

QUARTO MINGUANTE

QUARTO MINGUANTE

Como na fase Quarto Crescente, vemos metade da face iluminada da Lua.

Só que agora as formas da Lua vistas em cada hemisfério se invertem: no Hemisfério Sul ela surge em forma de D; no Hemisfério Norte, em forma de C. Mas o formato dessas "letras" não é fixo, assim como na fase crescente.

O LADO ESCONDIDO DA LUA

O LADO OCULTO DA LUA

A Lua gira em torno da Terra e também dela mesma.

Mas mesmo com toda essa movimentação existe uma parte da Lua - mais ou menos 41% de sua superfície - que nunca está voltada para a Terra.

Durante séculos as pessoas imaginavam como seria esse outro lado. A curiosidade só foi satisfeita em 1959, quando uma nave espacial russa conseguiu finalmente fotografar o "lado escuro da Lua".

ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL

ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL

Parece um caso de amor. As águas não resistem à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.

No ponto da Terra que estiver mais próximo da Lua, a água irá se concentrar, subindo de nível. Quando esse mesmo ponto do planeta se afasta da Lua, as águas descem. Esse fenômeno de subida e descida periódicas da água é chamado de maré.

Porém, como em todo caso de amor que se preze, as coisas não são tão simples assim.Formando um triângulo amoroso, entra em cena o Sol.

A força que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra depende da distância entre os astros, mas ainda assim a Lua exerce um efeito muito maior. O que acontece? Bem, a água não quer saber de fidelidade. Eleva-se, então, nos dois extremos da Terra: naquele voltado para a Lua e também no lado oposto.

Atraída por tantos pretendentes, a água vai se movimentar de acordo com a movimentação dessas forças. Quem mora perto da praia pode acompanhar as variações no mar: maré cheia; seis horas depois, maré baixa; seis horas depois, maré cheia; seis horas depois...

Às vezes, a maré alta é mais alta que o normal. Isso acontece quando a Terra, o Sol e a Lua estão mais ou menos alinhados e as forças gravitacionais da Lua e do Sol atuam juntas sobre a Terra. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo de 90 graus com a Terra, há uma espécie de competição entre as forças, então as marés baixas se tornam ainda mais baixas.

O LUAR NO CRISTO REDENTOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário