domingo, 26 de dezembro de 2010

CIDADE DE ITAGIBÁ - HISTÓRIA

  ITAGIBÁ - BAHIA


DR.GILSON FONSÊCA - PREFEITO DE ITAGIBÁ


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Itagibá
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecidoBandeira desconhecida
Hino
Aniversário14 de agosto
Fundação1958
Gentílicoitagibense
Lematerra boa pra morar
Prefeito(a)Gilson Manoel Fonseca (PR22)
(2009–2012)
Localização
Localização de Itagibá
Localização de Itagibá na Bahia


 
Localização de Itagibá em Brasil
Itagibá
localização de Itagibá no Brasil
14° 17' 02" S
14° 17' 02" S 39° 50' 34" O14° 17' 02" S 39° 50' 34" O
Unidade federativa Bahia
MesorregiãoSul Baiano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoIlhéus-Itabuna IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesIpiaú, Aiquara, Dário Meira, Gongogi, Itagi e Itapitanga.
Distância até a capital370 km
Características geográficas
Área810,340 km²[2]
População15 210 hab. IBGE/2010[3]
Densidade18,77 hab./km²
ClimaTropical quente e úmido, com índice pluviométrico em média de 1.100mm ano e umidade relativa do ar 70% a 85%
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,615 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 90 350,455 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 5 423,52 IBGE/2008[5]
Itagibá[nota 1] é um município brasileiro do estado da Bahia.

Índice

[esconder]

[editar] História

Inicialmente habitada por índios e desbravada pelo Sr. Martins Ribeiro, em 1927, Distampina (assim chamada por ser um lugar aberto e destampado), pertenceu sucessivamente a Boa Nova, Itacaré e Ubaitaba e novamente Boa Nova.
Distampina apesar de ter sido uma vila pacata, era morada de cangaceiros, mas com a revolução de 1930, os cangaceiros foram desarmados, pondo fim ao cangaço.
Como Distrito de Boa Nova, pertenceu durante 12 anos, com o nome de Distampina, até que, em 1947, o então prefeito interventor Odorico Silveira, mudou o nome de Distampina para Itagibá, que na língua tupi-guarani significa Pedra forte, ou seja, Pedra dura.
Com a mudança de nome, Itagibá começou a crescer e com o crescimento o desejo natural de sua autonomia política. Sob a liderança de Hélio Vaz de Quadros, José Carlos de Almeida, Juvenal de  Almeida Sampaio, Dermeval Luiza Santos, Mário J. Alves, Osmar Costa Almeida. Foi encaminhado um memorial abaixo assinado aos deputados: Josaphat Marinho, Osvaldo Pinto de Carvalho e Osias Maron, pedindo a emancipação de Itagibá.
Políticos locais influentes como Hélio Vaz de Quadros, Clovis Marrocos de Moraes e Walter Lomanto que eram vereadores desse Distrito, representados em Boa Nova, encaminharam o Projeto de Emancipação para a câmara de vereadores daquele município, onde foi aprovado por maioria de votos e sancionada pelo prefeito Landualdo Magalhães Silveira.
Aprovado o Projeto pela Câmara de Vereadores de Boa Nova, foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sendo apresentado e defendido pelo Deputado Lomanto Júnior. Finalmente, em 14 de agosto de 1958, por força da Lei Estadual nº 1.020, sancionada e promulgada pelo então Governador do Estado da Bahia, Antônio Balbino. Itagibá atingiu assim sua Emancipação política, tornando realidade o desejo do povo itagibense. Assim, em 12 de abril de 1959, instala-se o 1º Governo Municipal de Itagibá, tendo como prefeito eleito pelo povo, o Profº José Fernandes, aos 26 anos de idade.
Como pioneiros em suas respectivas profissões, destacaram no passado: Hélio Quadros 1º Armazém de Cacau e 1º industriário: fábrica de laticínios Asa Branca,  Noé Bonfim, 1º médico; Noêmia Bonfim, 1ª professora formada; Licurgo Meira de Brito Lobo, 1º professor leigo da zona urbana; Célia Carvalho Almeida, 1ª professora leiga da zona urbana; Timóteo Marcolino da Silva, 1º professor leigo da zona rural; Jocelísia de Almeida Fernandes, 2ª professora formada. O 1º padre que serviu a comunidade foi o Pe. Fileto e o 1º da paróquia foi o Pe. Emanuel Ranchella Passionista. A srª Adilina Maria de Jesus (Mãe Dilina) foi a 1ª parteira do município. O 1º delegado foi o Sr.Juvenal de Almeida Sampaio e também, o 1º dono de açougue da cidade. 
Em 16 de julho de 1967, foi criada a Comarca de 1ª Entrância de Itagibá, sendo o Dr. Almir Augusto Vieira, seu 1º Juiz de Direito; Cibele Almeida, 1ª Promotora de Justiça; Hilda de Sá Philadelpho, 1ª Advogada.
Em 14 de agosto de 1996, a Comarca de Itagibá foi elevada para 2ª Entrância, graças aos esforços do juiz de direito Dr. Wolney de Azevedo Perrucho Júnior e dos políticos locais, com destaque para Dr. Aurélio Quadros, mais conhecido como Léo Quadros, prefeito na época.
Na década de 1940 Ulisses Coelho Lima foi um dos mais destacados fazendeiro de Distampina e em passado mais recente, na década de 1960 os destaques eram Eliezer Coelho Lima, José Dantas Tavares e Hugo Santos Sampaio. Atualmente, em 2007, a atividade da pecuária mais significativa esta sendo exercida por empresas como Eao, Ebisa e Paes Mendonça.

[editar] Geografia

Sua população, conforme o IBGE, em 01.04.2007 é de 15.309 habitantes.
O seu principal rio é o rio do Peixe. Um rio eminentemente municipal, nascendo próximo ao povoada de Acaraci, na Serra de Jaquatirama, neste município, à sudoeste do município de Itagibá, vindo a atravessá-la e seguindo enfim o seu curso até a foz no Rio das Contas.
Existe um desejo da população de mudar o nome do rio para rio Itajibá, por se tratar de um rio municipal e o nome atual rio do Peixe, ser o nome de dezenas de rios em todo o Brasil.
O município de Itagibá não dispõe de tratamento de esgotos, sendo todos os efluentes líquidos lançados diretamente no rio do Peixe, gerando a poluição de suas águas, afetando toda a população à jusante do município.

[editar] Lazer e Esportes

O futebol é o principal esporte e lazer com destaque no ano de 2003 que a seleção ficou entre as quatro melhores do estado no campeonato intermunicipal. O futebol amador tem sido incentivado pelo governo municipal e pelos comerciantes do município.
As Cavalgadas, praticadas com frequência, reúnem grupos de dezenas de cavaleiros e damas para longas jornadas.
A Vaquejada é outra competição, muito atrelada à cultura rural do município, enquanto a festa de São João é a mais esperada e desejada pelos cidadãos itagibenses.

[editar] Economia

Atualmente a riqueza do município se fundamente nas atividades de pecuária leiteira e de corte assim como na cultura de cacau.
Current event marker.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.
Se sabe algo sobre o assunto abordado, edite o artigo e inclua informações mais recentes.

A partir do ano 2008 será implantado o mais novo polo de exploração de minério de níquel do Brasil, o maior do nordeste brasileiro, com beneficiamento no próprio município. O início das operações será no ano de 2009.
Itagibá passará a fazer parte dos municípios brasileiros produtores de minérios que se beneficiam da arrecadação de "royalties", recebendo parte da CFEM, sendo a previsão inicial de sete milhões de reais por ano, durante estimados 20 (vinte) anos.

AGUARDENTE DE CANA ITAGIBÁ

[editar] Observações

Notas

  1. Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Itajibá. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi rio pedregoso de frutos. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para ita-gy-iwa, itagibá e finalmente para itajibá.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
CIDADE DE ITAGIBÁ
  1. Para vocês  que nasceram e moram nesta cidade hospitaleira, de um povo brioso e trabalhador,meu
  2. reconhecimento pela cultura que proporcionaram a este escriba quando em meados de 1952 teve o privilégio de ir morar na cidade de (Distampina), hoje Itagibá. Onde recebeu educação moral, cívica e religiosa , através do Colégio  municipal, tendo Jocelísia de Almeida Fernandes,como a sua primeira e inesquecível professora. Padre Emmanuel,- com seus sermões dominicais, levando ensinamentos religiosos, que muito contribuiram para a formação católica de seu rebanho!. Fomos: eu e meus pais: Alcebíades de Araújo Sampaio (Faleceu nessa cidade em 27.09.1957) e D.Áurea de Almeida Sampaio (faleceu aos 103 anos em Salvador-Ba., em 02.10.2009),acolhidos pelo benemérito e irmão Sr. Juvenal de Almeida Sampaio - um dos fundadores da atual cidade de Itagibá.Conviví com figuras de OURO 24 quilates desse municipio.como Hélio Vaz de Quadros e D.Nita Quadros, José Fernandes (1º prefeito eleito do município) e esposa, Profª Jocelisia de Almeida Fernandes, D.Dulce, Homero, Dermeval Luzia, Dr.Raimundo e Adélia, Clovis Marrocos e Betinha, Sr.Olindino Nogueira, Dedeco Vascaino, Mário Alves, Oscar Aguiar, Manoel e José Fontoura, Valdo, os Fortunatos, Enock e D.Elita, Everaldo e D.Maria, Lourival Sampaio (Dodô), Juvenal Sampaio e D.Nita Avelar, Antonio Spínola e D.Didí Amastorzinho Cidreira, Pedro Piroca, Franscisquinho Santos e D.França, Dr.Humberto,Veneno, e D.Julinha, e com a nova geração da cidade como:Sonia Marinelli, Dr.Gilson Fonseca (atual prefeito) Edmundo Avelar, José Roberto, Maria de Fátima, Carlos Avelar e Arlete Avelar.( Uma das primeiras médicas e política da nova geração dessa querida terra, residindo em Brasília).Washington, Wenceslau, Neide, Tranquilino, Merrinho, Ebenezer, Italva, Glória, Célia , Gildásio, Abmael, Geral, Landualdo, Adelma, Leni, Geraldo, Mércia, e Aurélio Quadros (ex-prefeito), Antonio, Dr.José Roberto (residindo em Jequié), Dr. Ademario Spínola ( renomado médico, atuando em Salvador-Ba.), Edvaldo Spínola , Neide, José, Antonio Spínola Filho, Dr.Paulo Spínola (Discipulo de Elcimar Coutinho, especialista em reprodução humama) e demais companheiros da época. E ainda  lembrar de tantas outras figuras de renome na cidade. Meus agradecimentos: Alberto de Almeida Sampaio  -Fone (71) 3240593l e (71) 82228980 e por E.maill: 
  3. albertofurtuna@Yahoo.com.br. ou blog do painho:  painhoadj.blogspot.com.
  4. IGREJA MATRIZ DE ITAGIBÁ


  5. Nessa linda praça, tão bem cuidada e arborizada, existia um campo de barro!. Era aí onde eu fazia dezenas de gols, driblando toda defesa adversária, ao ponto do padre Emmanel dizer para minha mãe: " D. Áurea, o Alberto só quer saber de bola. é de manhã, de tarde  e até de noite, esse menino da senhora não faz outra coisa, senão jogar bola!".                         ,

3 comentários:

  1. Sou itagibense e tenho orgulho de ser desta cidade tao querida. Ainda tenho tristeza por nao oferecer area de trabalho para os jovens, mas esperamos que os governantes encherguem isto urgente, e tomem providencias.Parabens pelo site, houve informacoes que nao conhecia da minha cidade.Hoje resido em jequie.

    Abracos, uma itagibense que tanto ama sua cidade

    ResponderExcluir
  2. porfavor mim ajude encontrar meu pai que a 40anos procuro ele morava em esta cidade seu nome é antonio bengno de oliveira conhecido por antonio tropeiro criado por manoel fonseca. eliane magalhães da silva resistrada nesta cidade.edereço:emeil jssfrrr5@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi amigos de itagiba aqui quem escreve e um paraense por nome marco que em 1987 conheceu essa linda cidade da bahia e olhando essa praça me lembrei de uma namorada por nome de nedia que fazia parte do grupo catolico desta igreja sei pouca coisa dela como um irmao seu por nome de joao que tocava violao em frente a igreja na praça e que seu pai tinha fazenda de cafe e que ela trabalhava em uma creche de um amigo gedeon hoje me arrependo de nao trazer ela comigo para belem do pará assim meu coraçao nao estaria sofrendo se a encontrarem meu telefone e 91.82390343 abraços aos amigos itagibense

    ResponderExcluir