quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O LIVRO COMPLETO DAS ERVAS - 2ª EDIÇÃO

"PALAVRA DE REI NÃO VOLTA ATRÁS" De acordo o prometido na 1ª edição, retorno ao assunto "O livro completo das Ervas", já em sua segunda edição, porque este Blog do Painho está recebendo todo apoio da coletividade e tenho que trabalhar assiduamente para lhes trazer assuntos variados e atualizados!Já posso lhes informar que o recorde está sendo batido, pulou de 4.300 acessos há  dois dias atrás, para cerca de 8.800 acessos. Obrigado minha gente!.

FRUTOS:
Embora alguns destes frutos sejam comestíveis, outros são para uso estritamente medicinal e só devem ser usados sob os cuidados de um herborista profissional.

01-AMORA-PRETA  (Rubus fruticosus):   Muito adstringentes devido ao alto teor de taninos, as folhas da amora-preta são usadas no tratamento da diarréia.

AMORA PRETA

02-ÁRVORE-DA-CASTIDADE  (Vitex-agnus-castus):   A árvore-da-castidade ajuda a regular o ciclo menstrual e é usada para tratar sintomas  de desequilíbrio hormonal, como os da síndrome de tensão pré-menstrual!.

ÁRVORE-DA-CASTIDADE

03-ESQUISANDRA (Schisandra chineases): Estes frutos são receitados para vários sintomas e doenças como asma, tosse, insônia e problemas do figado.

ESQUISANDRA

04-FRAMBOESA  (Rubus idacus):  Usado tradicionalmente para tratar a diarréia. as folha são tomadas durante o terceiro semestre da gravidez para preparar o útero para o parto.

FRAMBOESA

05-MORANGO-Silvestre  (Fragaria vesca):  Raramnente usada hoje em dia, a infusão das folhas já serviu para aliviar casos leves de diarréia e desconfortos gástricos.

MORANGOS

06-MIRTILO  (Vacinium myrtilius): Os antiacionosídeos, compostos do  mortilo, tem propriedades anti-oxidantes,que contribuem para muitos benefícios da planta, principalmente para a visão e a saúde dos olhos.

MIRTILO

07-OXICOCO (Vaccínium macrocarpo): Ricos em antioxidantes, com a vitamina C, os oxicocos(cranberry) são um medicamento importante para tratar de cistite.

 OXICOCO
                                                       
08-SAW PALMETTO  (Serenoa repens):  O fruto contém um extrato oleoso que, como se comprovou clinicamente, reduz os sintomas da hiperplasia benigna da próstata.

SAW PALMETTO

09-ZIMBRO  (Juniperus communis):  Tomado em combinação com ootras plantas diuréticas, a infusão dos frutos é remédio tradicional para artrite, gota e reumatismo.

ZIMBRO


Na próxima edição sobre este assunto. Vou escrever sobre "Temperos", que vai interessar a todos, tendo em vista que tudo começa pelo paladar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário