sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA 12 DE OUTUBRO: DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, DAS CRIANÇAS E DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA.

DOZE DE OUTUBR0 - No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do sé culo XVIII, só foi decretado em 1980.
NOSSA SENHORA APARECIDA: Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
NOSSA SENHORA APARECIDA
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. 

O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
APARECIDA-SÃO PAULO-BR.
Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Aparecida-São Paulo-BR.

Autores: Almir Sater e Renato Teixeira
 
ELIS REGINA - "ROMARIA"

DIA DAS CRIANÇAS:  Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.[1] Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país. É uma das datas especiais mais celebradas e conhecidas do mundo, até o Google promoveu em sua página inicial um Doodle sobre o dia das crianças.[2
Brasil - Dia da Criança - 12 de Outubro
Szymon 002.JPG
FUTURO CRAQUE DE BOLA
criancas-8
criancas-4
criancas-3
criancas-12
belas-criancas-9
belas-criancas-7

criancas-7

No Brasil

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

[editar]Em Portugal

Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.
MÚSICA: "CRIANÇA FELIZ"
DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA: Em 12 de outubro de 1492, o navegador Cristóvão Colombo descobre a América, a terra nova. Ele avista Guanaani e nela se aporta (San Salvador, nas Pequenas Antilhas), sem ter noção da grande descoberta. Pensa ter chegado mais ao norte das Índias.
Mas trata-se ainda de sua primeira viagem. A primeira das outras quatro que faria ao continente americano. Só depois, nas viagens de 1493, 1498 e 1502 é que o navegador genovês reconhece a originalidade da ilhas do Caribe. Essa "América" que Colombo imagina ser o paraíso terrestre.
Com essa descoberta, Colombo marca um tempo novo. Um tempo que mudou de forma significativa e irreversível a face do mundo: as relações políticas, econômicas e sociais entre os povos do ocidente.
Enquanto Portugal tentava chegar às índias, contornando o litoral africano, um genovês, Cristóvão Colombo, buscava financiamento para chegar às índias contornando a Terra, entretanto, acabou por engano descobrindo a América.
O irmão de Colombo, Bartolomeu, trabalhava como cartógrafo do reino português e, graças a ele, Colombo conviveu com os melhores do mundo nos campos da geografia, cartografia, astronomia e arte náutica.
Em 1485, ele apresentou ao rei D. João II o projeto de atingir as índias via Ocidente. O plano foi recusado, pois Portugal estava firmemente resolvido a chegar às índias via Périplo Africano.
Com a recusa, Colombo ofereceu seus serviços à Inglaterra e à França. Em vão. Restava a Espanha.
Mas a Espanha dessa época, 1486, estava envolvida na reconquista de Granada.
Em 1488, Colombo retornou a Portugal, onde foi recebido pelo rei. Infelizmente, para Colombo, Bartolomeu Dias contornou o sul da África - Cabo da Boa Esperança -, abrindo o caminho para as índias.
Nada mais restava a fazer em Portugal. Colombo retornou à Espanha.
Os projetos de Colombo foram submetidos à análise de uma comissão da Universidade de Salamanca, que acabou por refutar o projeto, baseando-se nas Escrituras e em Santo Agostinho e afirmando que a "Terra é plana e é impossível chegar ao Oriente pelo Ocidente". Se contestasse essa afirmação, Colombo corria o risco de ser condenado pela Inquisição.
 Navio de Cristóvão Colombo
Gravura do navio de Colombo
Em 02/01/1492 os reis católicos finalmente retomaram Granada e entraram triunfalmente na cidade. Colombo também compareceu, aproveitando o momento de euforia e acenando com promessas de riquezas e expansão da fé. Colombo finalmente conseguiu apoio ao seu projeto.
Em 03/08/1492, do porto de Paios saíram a nau "Santa Maria", comandada por Colombo, e as caravelas "Pinta" e "Nina", comandadas pelos irmãos Pinzon, em direção às índias, navegando rumo ao poente, para demonstrar que o "ponto de chegada seria o mesmo da partida".
Imagem da chegada de Cristóvão Colombo à América
Chegada de Colombo à América
Em 12 de outubro de 1492, Colombo aportou na ilha de Guanaani, que foi batizada de San Salvador, na América Central.
Durante mais de três meses ele percorreu a região, de ilha em ilha.
Entretanto, não havia sinal algum das "riquezas incalculáveis", dos "telhados de ouro", das "jóias deslumbrantes", das "cidades jamais sonhadas", descritas pelo viajante Marco Pólo.
Mesmo assim, diante de habitantes nus, sem palácios, Colombo acreditava ter atingido o reino de Cipango (Japão) e, portanto, as índias. Desse erro geográfico, os nativos americanos acabaram sendo conhecidos como índios.
Voltando à Espanha, mesmo sem riquezas fabulosas e especiarias, Colombo foi muito bem recebido pelos reis e conseguiu um novo financiamento para uma outra viagem em busca dos "telhados de ouro" de que falara Marco Pólo. 
Batismo dos índios que colombo trouxera da América
Recebido triunfalmente pelos reis católicos ao retornar "das índias", Colombo trouxe como presente seis nativos - índios - para serem batizados.
Realizou mais duas viagens, sem, entretanto, chegar às índias. Nesse período, Vasco da Gama atingira as índias, em 1498, e Cabral tomara posse do Brasil, em 1500.
Em 1503, sua protetora, a rainha Isabel, morreu. Três anos mais tarde, sem prestígio e sem honras oficiais, Colombo morreu em Valladolid.
Segundo a historiografia, coube a Américo Vespúcio a constatação de que essas terras formavam um novo continente, que leva o nome América em sua homenagem.
Por: Renan Bardine
Aurtores: Gilberto Gil e José Carlos Capinam
CAETANO VELOSO - "SOY LOUCO POR TI AMÉRICA"

EDITORIAL: Esta uma é postagem para ficar na história. Traz a tona uma data tão importante para todos nós, tanto brasileiros quanto americanos - Salve 12.10.2012!
O Brasil comemora o dia de Nossa Senhora de Aparecida e o dia das crianças.A América, deve se lembrar de seu descobridor Cristóvão Colombo, que em 12.10.1492, aportou na ilha de Guanaani, que foi batizada de San Salvador na América Central. Publicamos estas três oportunas e significativas reportagens, para os povos das três Américas - Norte, Central e Sul, não esquecerem de comemorar fatos e datas tão expressivos de nossa história!
**Salvador-Bahia-Brasil: Sexta-feira, 12.10.2012 - 19h03m - Alberto Sampaio - Blog do Painho**

Nenhum comentário:

Postar um comentário