sábado, 13 de outubro de 2012

ERVAS QUE PREVINEM A CURA - MEDICINA DE A a Z

ERVAS QUE PREVINEM A CURA -Matéria extraída da revista Ervas Místicas - Ano I Número 30.

CALÊNDULA:  Planta anual e rústica, de 30 a 50 centímetros de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As flores são laranja vivo.
Nome científico: Calendula Officinallis
Indicação: Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes.Anti-ictérica, anti-oftálmica, excitante,antispasmódica.
Uso medicinal: Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização.
CALÊNDULA
Bom para contusões e frieiras. Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas da pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após. A infusão da flor é boa para a digestão e recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas.
Uso cosmético:  Utilizada em loções para o rosto, como no exemplo a seguir: 1 xícara de flores frescas  misturadas a 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele lavada com vinagre de maçã.
Uso culinário:  As lígulas (pétalas) dão uma cor de açafrão a um leve gosto picante ao arroz, sopas, cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pães e bolos.

CAMBUÍ - 

CAMBUÍ - Conhecida também como acácia ou angico-branco, apresenta aparência semelhante a uma cobra, cresce nos catingais. Sua casca é parda e suas folhas pequenas. Floresce no mês de maio, perde as folhas no outono e inverno.
Nome científico: Pipdadenia colubrina - Família: Leguminosas 
Indicação: Desinfecção das vias respiratórias, bronquites, asma, diarreia e hemorragia. Parte utilizada: casca e resina (goma).
Uso medicinal:  A planta é peitoral e emoliente, usado principalmente para combater doenças do sistema respiratório, como tosses, faringites e infecções pulmonares, ajuda principalmente na eliminação do catarro.
O uso também pode ser adstringente para debilidades, inapetências e hemorragias.
A dose indicada é de 50 gramas da casca ou 25 gramas da resina para um litro de água. Após cozida coar e acrescentar um pouco de mel. Tomar deste xarope, seis colheres de sopa ao dia.
O angico-vermelho tem as mesmas características e virtudes medicinais do branco, podendo ser utilizado para combate os mesmo problemas e com as mesmas doses.
No caso de inflamação da boca e garganta use em forma de gargarejo. Faça lavagens vaginais com a erva para diminuir os corrimentos.
Uso culinário: A casca ou os frutos são usados em infusão no vinho do porto pu kisungu (cachaça) agindo como estimulador de apetite. Os frutos também fornecem um licor saboroso que combate a dispepsia.
CAPUCHINHA

CAPUCHINHA -Muito valorizada em restaurantes finos, suas flores e folhas são servidas em saladas nutritivas 
e exóticas. O sabor de suas folhas lembra o agrião. As sementes dever ser conservadas em vinagre.
Conhecida como alcaparra dos pobres, pode substituí-la na preparação de alguns pratos.
Nome científico: Tropaeolum majus - Família: Tropeoláceas.
Indicação: expectorante, combate queda de cabelos, previne prisão de ventre, abre o apetite, calmantes e trata de infecções urinárias.
Uso medicinal: Suas folhas são ricas em vitamina C por isso seu efeito anticatarral. Também facilita a digestão e estimula a alimentação . Seus frutos podem ser preparados com alcaparras, sal e água. Tanbém pode ser consumido em sucos ou saladas.
Uso cosmético: Para curar espinhas esmague as sementes e misture o sumo com vaselina. É eficaz no tratamento de cabelos, deixando-os fortes e brilhantes: ferva um litro de água 50 gramas de folhas secas (2 colheres de sopa) trituradas. Deixe no fogo por cinco minutos. Esprema, coe e enxague os cabelos com o líquido. 
No combate da queda de cabelos prepare um emplastro triturando as folhas e as flores em pilão e friccione o couro cabeludo por aproximadamente cinco minutos. Enxague com água fria. Repita o procedimento uma vez por semana.
Uso culinário: O suco de suas folhas auxilia na expectoração e acalma a tosse. Quando consumida à noite, atua no combate da insônia.  
Blogue de cidreira :Cidreira, Erva-Cidreira

ERVA CIDREIRA

ERVA CIDREIRA -  Nome científico: cymbopogon citratus Staupf - Família: Gramineae

Benefícios do Chá de Erva-Cidreira

Entre os principais benefícios do chá de erva-cidreira podemos citar:
  • Melhor qualidade do sono.
  •  Alívio das dores de cabeça.
  •  Diminuição dos gases.
  •  Prevenção de distúrbios digestivos.
  •  Alívio das cólicas menstruais e intestinais.
  •  Prevenção de distúrbios renais.
  •  Promove o alívio de tosses e febres.
  •  Promove a tranqüilidade.
Uso medicinal:  A erva-cidreira é usada como diaforético, anti-febrífugo e contra ansiedade. dores musculares, reumatismo, torções e gases intestinais. o chá é utilizado para combater insônia e como tônico depurativo para estados gripais febris. A infusão de erva-cidreira ajuda a abaixar a febre.Esta erva também é calmante e sedativa, pois possui citral, uma substância também presente na melissa. 
Infusão: Use uma xícara de (chá) da folha ou rizoma fresco (ou metade se forem secos) para 1 xícara de água. Coe e beba quente.
Para dores musculares e reumatismos: Num pilão, esmague um pouco da risoma com 1 colher (sopa) de óleo de coco. Coe e faça massagens nas área doloridas.
Para ansiedades:  Infusão com 5g de folha ou rizoma para 1 xícara (chá) de água. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia.
Aromaterapia: Tônico para fadiga, anti-depressivo, estresse e ansiedade.
Uso cosmético:A erva-cidreira é usada em banhos aromáticos, usando o chá forte (nunca a erva diretamente
no banho) e como sache para perfumar roupas e afastar traças e outros insetos.
Uso culinário:  A erva-cidreira é usada como aromatizante de bebidas alcoólicas e como refresco quando batido com água, tirando o desânimo dos dias quentes.
Amigos são com flores, flores devem ser cultivadas 
com carinho e dedicação para que possamos colher 
seu perfume em todas as estações. Música "Marcas"  
de Ray e Renan
RAY E RENAN - "MARCAS"
Paisagens Naturais Pelo Mundo – Fotos - Paisagens Naturais Pelo Mundo – Fotos 6
EDITORIAL: Tanto as flores quanto as plantas precisam de água para se desenvolverem. Esta paisagem constitui uma região  de lagos que é um verdadeiro manancial  para a germinação das sementes  da fauna e da flora. É um paraíso tropical para o acasalamento das diversas espécies da natureza, quer animal quer vegetal. É neste embalo destes verdes campos do lugar, que pretendo um dia, ou até mesmo em meu sonho singular, esticar a minha rede de malha, pitar meu cigarro de palha, levar meu cachorro trigueiro e meu cavalo ligeiro, e poder cantar que só me falta uma linda morena, para mais nada me faltar!Salvador-Bahia-Brasil: Sábado: 13.10.2012 22h.44m -  Alberto Sampaio - Blog do Painho

Nenhum comentário:

Postar um comentário